quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Começando uma história sem fim

Praticamente todos que tiveram contato com o nosso hobby pela primeira vez e se interessaram em montar alguma coisa, se perguntaram “o que eu preciso para que meus modelos fiquem desse jeito?”.
Praticamente todo mundo, quando teve o primeiro contato com o nosso hobby pela primeira vez e pensou em montar alguma coisa, se perguntou: “o que preciso para fazer modelos assim?”
A resposta é simples: somente boa vontade!
Boa vontade? É, tudo o que precisamos, num primeiro momento, pode ser arranjado de forma simples e prática.
Vamos mostrar, a seguir, o processo de montagem e as ferramentas necessárias para a execução.
Quando abrimos a caixa do kit, vemos as peças presas no que chamamos de árvore, ou “sprue”. Temos, também, a folha de decais e as folhas de instrução da montagem.
A primeira coisa a fazer é estudar bem a folha de instruções e se familiarizar com as fases da montagem.
Depois de bem definidas as fases de montagem, vamos para a dita cuja em si.
Para retirar as peças dos “sprues” (ou árvores) podemos utilizar um alicate de corte reto (normalmente utilizado em eletrônica). Na falta deste, um alicate velho de unha (cuidado pra não deixar a esposa brava!) funciona bem. E, se isso não estiver à mão, faça uso do bom e velho estilete. Mas com qualquer uma dessas ferramentas, muito cuidado no corte, para não danificar as peças.
Com as peças já separadas dos sprues, fazemos uma inspeção para verificar se há algum tipo de imperfeição, como pontos de injeção do plástico e rebarbas. Caso haja alguma rebarba, podemos tirá-la com o estilete e, depois, lixá-la um pouco, para que fique uniforme. Para lixar a peça, podemos utilizar, por enquanto, uma lixa de unhas. Se você conseguir algumas com granulações diferentes, ótimo! Primeiro você começa com uma um pouco mais grossa e depois vai passando para as mais finas, para um melhor acabamento.
Para colar as peças, use, preferencialmente, colas específicas para o hobby. Existem vários tipos no mercado, que podem ser usadas para tarefas específicas. Elas diferem, principalmente, no sistema de colagem e no tempo de cura (secagem). Procure, nos primeiros modelos, utilizar uma cola um pouco mais líquida, pois o tempo de secagem é um pouco maior, podendo, com isso, ser feita alguma correção.
Passando pra a fase da pintura, é aconselhável a utilização de um primer (tinta para preparação de superfície) para melhor aderência da tinta ao plástico, dependendo da tinta utilizada. Com relação às tintas, basicamente temos dois tipos: as tintas acrílicas (solúveis em água) e os esmaltes sintéticos (ou enamel, solúveis em thiner). Nesse caso, a utilização de cada uma varia de acordo com a preferência de cada modelista. Existem tintas que são específicas para o hobby, com cores e diluição já própria para o uso, porém, infelizmente, essas tintas são importadas e com custo relativamente alto. No entanto, podemos utilizar alternativas “caseiras” como as tintas não-específicas nacionais. Com elas, podemos misturar as cores para chegar numa tonalidade mais próxima possível da que desejamos.
Ainda falando do processo de pintura, normalmente temos dois métodos: pintura a pincel e por aerógrafo. Apesar do acabamento com o aerógrafo ser bem superior ao pincel, nada impede que tenhamos uma qualidade muito boa com o primeiro. No caso da montagem dos primeiros modelos, sempre é sugerido o uso do pincel. Mesmo que se tenha um aerógrafo, o pincel nunca vai ser deixado de lado e as técnicas desenvolvidas nessa fase sempre serão úteis.
Seria interessante que se adquirisse alguns pincéis de tamanhos variados, sendo os de ponta redonda utilizados para detalhamentos e os de ponta chata, para pintura de áreas maiores.
Depois da pintura, é a vez de aplicarmos os decais. Para que os decais fiquem perfeitamente colados, antes, devemos aplicar uma camada de verniz brilhante no modelo. Essa camada de verniz terá basicamente duas funções. A primeira é proteger a pintura e a segunda é tornar lisa a superfície do modelo, para que não ocorra o que chamamos de “silvering” (quando as bordas do decal ficam esbranquiçadas devido ao deposito de micro bolhas de ar sob ele). Quando os decais já tiverem sido colados, devemos aplicar mais uma camada de verniz para protegê-los. Nesse momento, poderá ser aplicado verniz brilhante ou fosco, dependendo de como que você quiser que fique seu modelo.
Pronto! Nesse ponto você já poderá dizer que montou seu modelo!
É claro que nenhum modelista fica totalmente satisfeito com seus modelos. A gente sempre acha que poderia ter feito melhor. Então não se assuste se seu primeiro modelo não ficar de acordo com suas expectativas, isso é normal!
Somente com a prática é que chegaremos a um final que vai nos agradar. Com o passar do tempo, iremos desenvolver técnicas e adquirir ferramentas que facilitarão nosso trabalho.
Mas nunca se esqueça do mais importante: Divirta-se!!

By Hander

2 comentários:

harryavon disse...

A matéria está muito boa, e chega a servir até de incentivo. Seguindo este espírito, será que vocês não disponibilizariam um passo a passo para o uso da máscara em pinturas?

Unknown disse...

Olá achei alguns sites do assunto por acaso e cheguei até o blog de vcs.....
Essa matéria me incentivou a começar no hobby...
Gostaria de algumas dicas com relação a um primeiro modelo...
Obrigado desde ja.
luiz_weiller@hotmail.com
Grande abraço......